Economize Energia Elétrica

Redução de perdas

Na maioria dos sistemas de distribuição de energia elétrica de estabelecimentos industriais, as perdas RI2t variam de 2,5 a 7,5% dos kWh da carga, dependendo das horas de trabalho a plena carga, bitola dos condutores e comprimento dos alimentadores e circuitos de distribuição.

As perdas são proporcionais ao quadrado da corrente e como a corrente é reduzida na razão direta da melhoria do fator de potência, as perdas são inversamente proporcionais ao quadrado do fator de potência.

Bancos de Capacitores - providências básicas

A primeira providência é dimensionar o banco de capacitores.

Para isso é indispensável algumas informações:

- Consumo ativo;

- Consumo reativo;

- Fator de potência;

- Demanda;

- Horas de trabalho mensal.

Os cálculos podem ser efetuados com base em algumas das informações acima, uma vez que possivelmente não tenhamos todas.

Aos a definição da potência é necessário determinar qual o sistema de manobra adequado, lembrando que para cada consumidor pode ser mais conveniente um sistema ou a composição de sistemas

 - manual, programável e automático.

A instalação de bancos de capacitores pode se tornar complexa na presença de cargas não lineares, onde forem encontrados valores elevados de distorção harmônica.

Módulo Capacitor Trifásico

Os módulos capacitores WEG, tipo MCW, são unidades modulares trifásicas que incorporam três unidades monofásicas ligadas em triângulo, equipadas com resistores de descarga (30s, 1/10Un) e bornes dimensionados para conexão de até quatro módulos em paralelo.
Os módulos foram concebidos de forma a permitir
flexibilidade e facilidade na montagem, instalação, ampliação ou alterações;

Sua forma construtiva possui grau de proteção IP40, permite montagem vertical ou horizontal e substituição individual das unidades capacitivas que o compõe.
O módulo possui tampas de proteção laterais e superior feitas com material termoplástico anti-chama e resistente às exigências mecânicas e elétricas.

Banco de capacitores

Módulo Capacitor Contator - Este produto tem como característica fundamental a versatilidade total.

Acionado por um estímulo externo proveniente da ligação de um equipamento ou de um controlador automático, quando é utilizado para a ampliação de bancos existentes.

Combinado com um MMAC - Módulo de Manobra Automática de capacitores - passa a compor um banco automático descentralizado,  trazendo o benefício de reduzir perdas em circuitos subdimensionados.

Banco de capacitores

O Banco de capacitor serve para corrigir o fator de potência, que é o causador das multas tarifárias de energia elétrica.

Existem 3 tipos de banco de capacitores, os programáveis, os fixos e os automáticos, cada um tem uma determinada recomendação que apenas uma empresa técnica pode informar. O Banco de capacitores programável pode atuar em condições pré-definidas (Períodos ou eventos) de acordo com a necessidade específica.

O Banco de capacitores fixo é indicado para a correção de cargas constantes, tais como transformadores.

O Banco de capacitores automático realiza uma compensação automática por meio de sinais de tensão e corrente ligando e desligando módulos

© Copyright Grupo Eletrotec. Design by Webmaster   Rua Jequirituba, 1972 Sala 01 - P.América
São Paulo / SP - Brasil
+55 11 2936 59 30
geral@grupoeletrotec.com